Como Surpreender Seus Clientes e Vender Mais?
A Impressão 3D Também Pode Ajudar.

30 de abril de 2020

Quando se trata de vendas, o cliente sempre vem em primeiro lugar. Ele é a maior prioridade da marca e nenhuma empresa sobrevive sem seus consumidores.  

Por essa razão, as marcas que desejam atrair e fidelizar clientes precisam oferecer uma boa experiência de compra, desde o momento em que ele procura por um produto ou serviço até o momento que realmente decide comprá-lo.

Existem muitas estratégias que uma empresa pode adotar para melhorar a experiência do seu público-alvo ao longo da jornada de compra. Oferecer mais do que o cliente espera, superando suas expectativas, é uma ótima estratégia de marketing, mas que sempre acaba sendo é um grande desafio. 

Este é o assunto da post de hoje. Vamos entender como entregar mais do que o seu cliente espera pode ser uma estratégia poderosa para sua empresa. Entenderemos melhor como agregar valor através de uma cultura de satisfação e, de quebra, como a impressão 3D pode ajudar a sua marca a surpreender positivamente os clientes!

Entendendo o Overdelivery: ofereça além do esperado.

No marketing é muito comum importarmos termos do idioma inglês, mas eles estão mais próximos do que pensamos.

Um exemplo disso, é o termo “overdelivery”, que talvez não seja tão conhecido por aqui, mas se trata de um conceito bem simples. A palavra, significa entregar ao cliente mais do que ele espera do seu serviço ou produto, surpreendê-lo positivamente ao longo da sua jornada de compra e uso do bem ou serviço adquirido.

Essa estratégia não deve funcionar como uma ação pontual ou sazonal. Ela deve ser uma das bases do relacionamento entre a sua marca e consumidor. Assim, a marca garante que proporcionará ao cliente algo muito além do esperado.

Na prática, isso exige muito planejamento, capacitação principalmente das equipes de marketing e vendas, controle constante das atividades realizadas e revisão contínua de  melhorias dentro do processo.

Surpreenda seus clientes

O processo de overdelivery está ligado à toda jornada de compra do consumidor, desde o momento que ele decide procurar pelo produto até a decisão de compra.

O objetivo é sempre a satisfazer o cliente para que ele veja a sua marca como a melhor opção dentro do mercado. Busque ser a marca de confiança que traz as respostas certas para os problemas e necessidades dos clientes. Principalmente no momento em que estamos vivendo, onde a segurança e credibilidade são valores muito importantes em qualquer área de consumo.

Invista em atendimento, no relacionamento com o cliente e experiência de compra. Do início ao fim, seu cliente quer ser bem tratado e surpreendido!

Vantagens para as empresas

Essa estratégia faz uma grande diferença na fidelização de clientes. Fidelizar é tão importante quanto conseguir novos consumidores. Estes, além de comprar, têm um grande potencial de engajamento, são capazes de atrair novos compradores, e disseminar as qualidades da marca.

Isso resulta em um marketing espontâneo, o famoso “marketing boca a boca”. Se o cliente gosta do serviço, espontaneamente, passa a recomendar aos amigos, familiares e colegas de trabalho. A marca é divulgada pelos próprios consumidores, atraindo novos clientes sem um investimento direto em publicidade e propaganda. 

Busque encantar seus clientes, pois da mesma maneira que eles podem elogiar, recomendar e engajar a sua marca, podem surgir relatos de problemas enfrentados.

Como colocar a estratégia em prática?

Agora que você entendeu melhor como funciona e quais são as vantagens do overdelivery, é hora de conhecer algumas práticas. Elas podem ser aplicadas no seu negócio para conquistar, fidelizar e aumentar as vendas:

Conheça o seu cliente

Para oferecer uma boa experiência de compra, você precisa entender o que seus clientes estão procurando. 

Que problemas seu público enfrenta todos os dias? Como o seu serviço ou produto pode solucioná-los? Essas informações influenciam o seu produto, a forma de promovê-lo e disponibilizá-lo nas diferentes mídias.

Escute o consumidor, é possível obter feedbacks nas redes sociais, em formulários online e até mesmo por telefonemas.

Brindes 3D: seu cliente merece ser recompensado

Surpreender os clientes, atravessa os processos de atendimento, relacionamento e experiência de compra. Mas sua marca já pensou em deixar uma lembrança à mais?

Na tentativa de se fazer presente no dia a dia e recompensar os clientes, muitas marcas recorrem à impressão 3d para criar brindes exclusivos e criativos. Essa tecnologia permite a criação de brindes personalizados, miniaturas e mascotes de marcas com alto grau de detalhamento e opções variadas de cores, formas e tamanhos. 

Com a impressão 3d é possível produzir brindes com design próprio. As marcas que desejam surpreender seus clientes em ações promocionais, têm a chance de trabalhar com uma tecnologia de inúmeras possibilidades de criação.

Brindes sempre tiveram uma boa recepção entre os clientes, mas os brindes 3d permitem que a marca explore um aspecto muito importante dentro do marketing: a exclusividade. Quem recebe o brinde tem em mãos um item único e isso, por si só, desperta o interesse e curiosidade das pessoas. 

Investir em brindes 3d é agregar valor à marca. É um meio de se destacar entre os concorrentes e, assim, fortalecer as razões para que o consumidor escolha o seu produto ou serviço. 

Sempre busque causar lembranças positivas para que as pessoas se tornem clientes fiéis e porta-vozes da sua marca.

Prometa só o que sua marca pode cumprir

Em hipótese alguma deixe de entregar o que foi ofertado, nas condições, prazos e especificações anunciadas.

Como comentamos anteriormente, a insatisfação e má experiência de compra podem prejudicar sua credibilidade e a reputação, principalmente na internet onde há a possibilidade de fazer comentários, reviews e atribuição de notas.

 

Importância de superar as expectativas no meio digital

Embora esteja longe de ser uma nova estratégia, ela ganhou um novo impulso com a expansão do mercado digital.

Em 2019, a expectativa de faturamento do mercado online era de aproximadamente R$ 61,2 bilhões segundo a eBit, uma das principais fontes de informação e inteligência competitiva sobre o e-commerce nacional.

Apesar dos números impressionantes, alguns usuários ainda não confiam na Internet para fazer compras.

Nesse contexto, a estratégia de superar a expectativas dos clientes é uma maneira de mostrar a esses usuários que é seguro comprar pela internet e existem vantagens especiais nesse tipo de compra, como por exemplo, brindes exclusivos, descontos, cashbacks e etc.

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