+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

O que é impressão 3D? Como funciona?

Apesar da impressão 3D só estar se popularizando agora, ela existe desde 1984. A primeira máquina desse tipo foi desenvolvida pelo norte-americano Chuck Hull. O intuito dele era criar lâmpadas para solidificação de resinas e plástico. 

Naquela época, o equipamento já mostrava quais eram suas principais vantagens: rapidez e flexibilidade. Enquanto algumas peças plásticas poderiam levar até oito semanas para serem confeccionadas, na impressora 3D esse tempo era reduzido a dias. 

Conforme as máquinas foram sendo aperfeiçoadas, o preço também ficou mais justo. Na década de 1990, um equipamento desses chegava a custar um milhão de dólares. Em breve, a expectativa é que o serviço esteja ainda mais acessível para diversos setores. 

 

Afinal, o que é impressão 3D?

A impressão 3D é uma técnica que permite fabricar objetos a partir de projetos digitais. Basicamente, é como se, em vez de imprimir uma imagem — como a impressão tradicional —, você conseguisse produzir peças. 

Existem alguns tipos de tecnologias que podem ser envolvidas nesse processo, porém neste artigo focaremos nas duas mais acessíveis  no mercado brasileiro. Confira: 

  • FDM (extrusão): nesse método, um extrusor libera camadas seguidas de plástico aquecido. No FDM, é possível usar plásticos como o PLA, PETG e ABS. As vantagens dessa tecnologia são: melhor custo-benefício do mercado, diversas funcionalidades e cores vivas. É ideal para itens promocionais;
  • SLA (estereolitografia): utiliza o processo de sinterização a laser ou LCD de alta precisão. O SLA garante peças muito precisas. Por esse motivo, é excelente para peças mecânicas, miniaturas e objetos de 20 a 50 mm.

Futuro da impressão 3D

Quarenta e seis anos separam a primeira impressora comum da 3D. Assim como a impressora tradicional revolucionou os estudos e o mercado de trabalho, a expectativa é grande para que a impressão 3D continue impactando a vida de todos. 

De acordo com alguns estudiosos e entusiastas da tecnologia, em pouco tempo, já será possível imprimir sapatos, órgãos e até medicamentos, de maneira mais rápida e precisa. 

Enquanto isso, as empresas estão utilizando a impressão 3D para produzir brindes personalizados, miniaturas, peças especiais e muito mais. O futuro começou — e ele é impresso em uma máquina tridimensional. 

Quer saber o que a impressão 3D pode fazer por você neste momento? Entre em contato com a Oaloo e desenvolva um projeto conosco!

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

14 + 11 =

Impressão 3D em São Paulo – Brindes personalizados, Troféus sob medida e prototipagem rápida. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email contato@OALOO.com.br ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top