Qual a Importância dos Mascotes de Marcas? 

Como a Impressão 3D Pode Ajudar no Marketing?

5 de abril de 2020

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Há muito tempo os mascotes são usados nas marcas. Esse recurso já era popular, antes das teorias de branding e marketing se popularizarem.

O mascote dá cara à marca e estabelece uma relação com o público. De certa forma, essas figuras carismáticas sempre conectaram empresas e pessoas.

E mesmo quem não é cliente, com o passar do tempo, vai associar o personagem à sua respectiva marca. 

Vamos discutir como os mascotes podem dar nova vida ao seu negócio. Usando estratégias de distribuição de brindes personalizados e a impressão 3d como ferramenta para expandir o alcance da sua marca! 

O que é um mascote?

Tanto no design e quanto no marketing, o mascote é um personagem.

Uma imagem personificada que representa uma marca, empresa ou figura pública. O termo original do francês “mascotte”, significava amuleto da sorte.

Historicamente, o mascote era visto como um símbolo de boa sorte. Essa pode ser uma das razões pelas quais se tornaram tão populares no design e no marketing. 

Os mascotes representam visualmente a marca, enquanto passam uma mensagem cativante e persuasiva.

Nos esportes os mascotes são muito populares. Um dos exemplos mais famosos são os personagens dos Jogos Olímpicos.

A cada quatro anos são criados personagens específicos para os eventos com as características visuais do país anfitrião.

No esporte, estes personagens não são apenas uma questão de união e apoio. Eles são um grande negócio com produtos de merchandising.

As pessoas compram uma lembrança do evento e mostram seu apoio a equipe, país ou até um atleta em particular. 

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Mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 

A importância dos mascotes

Segundo a World Academy of Science, Engineering and Technology (WASET), os mascotes de marcas têm um efeito significativo no comportamento de compra do consumidor. 

O estudo “O efeito de mascotes de marca nos comportamentos de compra do consumidor”, conversou com 400 participantes.

Essa pesquisa descobriu que o uso de mascotes fazia com que os consumidores tivessem uma visão positiva em relação às marcas, além de aumentar as possibilidades de adquirir o produto.

Os resultados do enfatizam que “O uso de mascotes está positivamente relacionado à decisão e intenção do consumidor de comprar os produtos, as organizações devem considerar a inclusão de mascotes de marca em suas estratégias de marketing.” 

Com os mascotes as pessoas se tornam fãs da marca. Uma pessoa pode até hesitar em ser fã de um produto, mas é mais fácil ela ser fã do personagem.

Assim, a empresa conquista a lealdade e confiança do seu consumidor. E sendo fã da marca, o cliente não precisa de muitos motivos na hora de escolher um produto ou serviço.

Os benefícios dos mascotes

Afinal, o que há de tão bom nos mascotes que os tornam tão amplamente usados?

1. Comunicação aprimorada

Os mascotes são bons conectores entre o público e a empresa. Uma das principais razões para a criação de uma personagem é humanizar a marca.

Para isso, é preciso despertar as sensações de empatia, confiança e amizade. 

Usando essa estratégia é possível divulgar mensagens de forma persuasiva e gerar uma maior receptividade por parte dos clientes.

A marca transmite suas ideias de forma simples, bem humorada e criativa, podendo recorrer a assuntos que estão em alta no momento.

Utilizados de maneira coerente, os mascotes ajudam a chamar atenção do comprador e aprimorar a comunicação da marca e do produto.

Dessa forma, um vínculo é estabelecido entre a empresa e os clientes.

2. Memória e reconhecimento

Muitas pessoas são movidas por estímulos visuais. Nosso cérebro pode perceber e memorizar mais rápido imagens do que em um texto escrito. 

No caso dos mascotes, capturamos a figura e reconhecemos facilmente suas formas, cores, vozes, personalidades graças a associações feitas por cada indivíduo. 

Tudo isso tem grande influência na construção de uma marca forte com potencial de reconhecimento por parte dos consumidores.

A imagem dos mascotes é tão forte que mesmo quem não consome McDonald’s, por exemplo, conhece quem é o Ronald McDonald.

3. Apelo emocional 

Embora acreditemos que a lógica e o senso comum governam nossas ações, grande parte do processo de tomada de decisão depende de apelo emocional.

O mascote pode fornecer gatilhos emocionais e feedback positivos. Por trás de toda decisão de compra, há um forte envolvimento emocional.

As pessoas consomem por diversos motivos, inclusive identificação com os valores da marca.  

Por isso, o mascote vai ser a personificação de tudo aquilo que uma marca representa ou que deseja representar.

Seu objetivo é criar um vínculo afetivo capaz de despertar maior interesse, curiosidade e empatia por parte do público alvo. 

4. Potencial de viralização 

Na Internet o mascote pode ser usado como um viral, ou seja, conteúdo que gera repercussão e compartilhamento. 

Nesse caso, o personagem se torna tão popular que os próprios usuários espalharem pelas redes sociais, criando versões, paródias, discussões, memes e similares. 

Isso também funciona com produtos destinados às crianças. Esse público associa facilmente o mascote à marca, e a partir disso, ele se torna um grande símbolo.

Identificação da marca

Alguns mascotes parecem uma parte inseparável das marcas que promovem.

Outros são rapidamente usados em propagandas e ações de marketing. 

Em 2019, a Crestline realizou uma pesquisa nos Estados Unidos para descobrir quais mascotes estavam mais presentes nas memórias dos consumidores.

Durante o processo de entrevistas descobriu tendências interessantes.

A pesquisa, descobriu que o mascote mais memorável entre os 1.630 entrevistados nos EUA pesquisados era a sereia da Starbucks.

O coronel Sanders da KFC, os doces faladores da M&M e Ronald McDonald marcaram pontos percentuais.

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A pesquisa explorou uma série de razões de como o público percebe os mascotes. Entre suas descobertas foram:

  • Restaurantes e marcas de alimentos têm um maior reconhecimento dos mascote;

     

  • Hoje em dia, quase todas as mascotes falantes têm contas de mídia social;

     

  • Os mascotes humanos não são reconhecidos tão facilmente quanto os mascotes de desenhos animados.

A criação do mascote

Cada caso precisa de uma abordagem individual que corresponda aos objetivos da marca. No entanto, há uma lista de características básicas que são essenciais na construção do mascote: 

1- memorável

2- reconhecível

3- original

4- flexível para adaptar e ajustar

5- aplicável para diversas tarefas

6- boa aparência em diferentes tamanhos e resoluções

7- harmônico

8- animado e fácil de usar

A partir disso, é preciso elaborar um briefing com todas as informações a serem analisadas. Começando pelo perfil da empresa: o ramo do negócio, o histórico de comunicação, que posição ocupa no do mercado, qual a imagem que formou ao longo de sua existência. 

O mascote também precisa se adequar ao produto. É importante definir qual, exatamente, é o produto. O que é, para que serve, quanto custa, de que cor, tamanho, etc.

Após estruturar o briefing, chega o momento de definir as características físicas da personagem. Pode ser um ser humano, um animal, um objeto, ou até o próprio produto.

É importante avaliar as opções, pois o tipo de personagem delimita as ações.

Como a impressão 3d auxilia nessa estratégia?

Além de ajudar na comunicação, o mascote permite que a empresa invista em ações promocionais.

Por exemplo, em estratégias de marketing que envolvam a distribuição de brindes em eventos ou promoções.

Com o auxílio da impressão 3d é possível produzir brindes personalizados de forma rápida e fácil.

A partir disso, as empresas têm a oportunidade de dar vida ao mascote, recriando sua forma em três dimensões.  

Ao fazer o mascote em 3d, abre um leque de possibilidades na criação de brindes exclusivos.

Essa é uma solução para quem quer surpreender e conquistar seu público.

Os clientes ou colaboradores terão em mãos um objeto que representa a empresa, carregado de valores e significados. 

Como já foi dito, o mascote é uma forma de aproximar a empresa dos seus stakeholders.

Então se ele for usado como estratégia de ativação de marca, as pessoas ganham uma lembrança física da marca que admiram.

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Mascotes impressos em 3d pela OALOO: Ecko, Laboratório Bristol-Myers Squibb e AGCO Valtra

Imagine, uma ação promocional em que as pessoas ganhem o mascote 3d da sua empresa e de forma espontânea tirarem fotos com ele e passem a postar nas redes sociais.

Isso gera mais mídia e visibilidade ao serviço ou produto da marca – além de ser um excelente exemplo de um brinde criativo e inovador.

Com a impressão 3d é possível reproduzir seu mascote com formas mais complexas e com alto grau de detalhamento.

Diferente  dos processos de manufatura tradicionais – como a injeção de plástico – essa tecnologia permite criar diferentes tipos de objetos em prazos menores e com custo total muitas vezes menor.

Case de sucesso

A Danone desenvolveu seu mascote, o Isaac, que participa das campanhas internas da empresa.

No entanto, a empresa quis dar um passo além e dar vida ao seu personagem por meio da impressão 3d.

Nós da OALOO fomos chamados para recriar o mascote da Danone com impressão 3d.

Utilizamos a modelagem e impressão 3d para interpretar e recriar o conceito original do personagem.

A tarefa foi desafiante, pois tivemos que criar a profundidade e todas as perspectivas da personagem.

O trabalho foi um sucesso, conseguimos recriar com fidelidade o tão querido Isaac, homônimo do fundador da Danone no início do século passado. 

Se você pensa em investir no mascote da sua empresa, mas quer um proposta diferente para atingir o público, passe a considerar a impressão 3d como uma solução inovadora.

Na OALOO podemos transformar seu personagem em um mascote 3d.

Crie uma campanha com brindes exclusivos e estreite as relações com o seu público alvo.

Entre em contato no formulário abaixo e dê vida ao seu personagem!

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Sumário
Mascote de Marca: Estratégia de Marketing e Como Criar o Seu - Oaloo
Nome do artigo
Mascote de Marca: Estratégia de Marketing e Como Criar o Seu - Oaloo
Descrição
O Que São Mascotes de Marcas, Sua Importância Como Estratégia de Marketing e Como Criar o Seu Mascote 3D. Descubra Por Que Existem Há Mais de 100 Anos.
Autor
OALOO Impressão 3D São Paulo
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