Os Brindes Criativos Ainda Funcionam Na Fidelização de Clientes?

13 de abril de 2020

Pense na última vez que você precisou comprar um tênis. Quem é fã da Nike, provavelmente teve uma boa experiência de compra e vai voltar a comprar com a marca. Alguma característica vai atrair esses consumidores: o design, qualidade, preço, exclusividade ou durabilidade dos produtos. Mesmo que seja um pouco mais caro que a concorrência, o cliente quando precisar de um tênis vai diretamente à loja da Nike para comprar produto novo.

Isso acontece porque o cliente é fiel a empresa. Esta marca, especificamente, investe pesado na relação de lealdade com os clientes, buscando garantir que esses continuaram comprando suas linhas de produtos.  

Por isso, fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos clientes. Estes, além de consumirem, têm um grande potencial de engajamento, são capazes de atrair novos compradores, e disseminar as qualidades da marca.

O que essa marca fez para construir uma relação fiel com seus clientes? Continue lendo este artigo para descobrir a importância da fidelização do cliente e como os brindes criativos podem ajudar nessa missão, afinal, isto demonstra a busca que a sua marca está disposta a construir um vínculo duradouro com seus consumidores. 

O que é fidelização do cliente?
 

A fidelização do cliente é um processo de manutenção dos clientes já conquistados. 

Quando um cliente é fiel a uma empresa, ele não é facilmente influenciado pelo preço ou disponibilidade. Ele prefere pagar o necessário para garantir o serviço e/ou produto de qualidade que já conhece e ama.

Portanto, as empresas que buscam por fidelização precisam estar atentas para superar as expectativas de seus clientes. Um consumidor fiel possui maiores chances de voltar a consumidor da sua marca favorita nas próximas compras.

Por que a fidelização do cliente é importante?
 

A fidelização do cliente afeta quase todas as métricas importantes de um negócio. 

Sem clientes satisfeitos que continuam comprando de uma marca, a empresa terá dificuldades de sobreviver.

Os novos clientes tendem a ponderar mais na hora de consumir e não gastam tanto dinheiro quanto os clientes fiéis. Por isso, mantê-los satisfeitos é fundamental para o sucesso dos negócios. São esses consumidores os melhores para os negócios, porque ajudam a crescer e mantém os lucros altos.

Maior lealdade do cliente ajuda as empresas a crescer 

Embora seja óbvio que os clientes que voltam a gastar são os bons para os negócios, existem outros benefícios mais sutis para os clientes fiéis. 

Podemos pensar na velha metáfora do vazamento no balde. Imagine que uma empresa é como um balde e os clientes são como a água. Para encher o recipiente, é necessário muito líquido. Assim como as empresas que precisam prospectar muitos clientes até conseguir realizar suas vendas.

No entanto, visualize o balde com um buraco. A água, ou seja, os clientes que entram começam a escapar. A empresa não consegue manter os clientes. Mesmo que pudesse encher o balde mais rápido ainda perderia clientes valiosos.

Neste cenário, há uma urgência de entender quais são as falhas, o que está retardando o crescimento do negócio. Uma das soluções é investir na
experiência do consumidor, priorizar a sua retenção e buscar a fidelização dos clientes. 

A rotatividade de clientes não é a única força que atua no balde

Se custasse a mesma quantia para reconquistar os clientes perdidos, a rotatividade não seria tão importante. 

Infelizmente, é muito mais caro conquistar novos clientes do que continuar vendendo para clientes existentes. 

Segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 mais vezes que manter os já existentes. Então, o esforço para a manutenção dos consumidores é, antes de tudo, um investimento que promove o aumento dos lucros e diminuição de despesas.  

As empresas com clientes desleais precisam gastar mais de seus recursos na aquisição de novos clientes. Clientes fiéis facilitam o crescimento das empresas.

 

Estratégias para fidelização de clientes

Vendas sempre serão um dos principais objetivos do marketing. Entretanto, diante do cenário atual, vender não é o suficiente para manter um cliente fiel à marca.  

Em um ambiente dominado pela tecnologia, com inúmeras possibilidades de acesso à informação, as exigências dos clientes se tornaram mais específicas. Por essa razão, não só atender, mas superar as expectativas dos consumidores.

Pense que as pessoas se relacionam com as marcas que consome. A relação entre uma marca e seus clientes atravessa diferentes fases ao longo do tempo. Tudo começa no momento que o consumidor adquire, pela primeira vez, o produto ou serviço, até o momento em que ele deixa de se relacionar com a empresa.

As escritoras Kelly Mooney e Laura Bergheim autoras do livro “Os 10 Mandamentos da Demanda”, apresentam dez características, que de acordo com as suas observações, representam as novas prioridades dos consumidores:

  1. Ganhe a confiança – Toda empresa deve em primeiro lugar buscar a confiança e a lealdade do cliente.

  2. Inspire – O cliente compra os emoções, valores, e ideias da marca.

     

  3. Facilite a sua vida – Crie uma experiência única e você venderá mais.

     

  4. Dê o controle – O cliente deve se sentir bem, sentir que tem poder de decisão sobre suas ações e escolhas.

     

  5. Guie – Muitas vezes a função da empresa é ensinar e mostrar as principais funções do seu produto ou serviço.

     

  6. Mandamento 24/7 – Isto é, 24 horas, 7 dias por semana. Conveniência e rapidez são essenciais.

     

  7. Conheça – Para fidelizar, é preciso entender quem é o público.

     

  8. Supere as expectativas – Agregue valor ao produto ou serviço.

     

  9. Recompense – O cliente fiel merece ser “mimado” com de brindes em função de sua confiança à empresa.

     

  10. Fique ao seu lado – Estabeleça um relacionamento duradouro ao longo do tempo.

     

Como fidelizar clientes usando brindes criativos
  

Com a ajuda do marketing de exclusividade e promocional é possível fortalecer a relação entre marcas e clientes.

Vamos imaginar um cenário em que há dois sites de calçados. Os produtos e preços são os mesmos, porém apenas um deles oferece brindes no final da compra. Quem teria mais chance captar clientes?  

Provavelmente, o site que ofereceu recompensas vai atrair mais pessoas e concretizar mais vendas, justamente, por reconhecer a importância dos cliente. Essa ação, apesar de parecer simples, pode fazer toda a diferença.


Criação de brindes em Impressão 3d

Na busca por inovação no mercado de brindes, as marcas recorrem à impressão 3d pela oportunidade de criar produtos exclusivos e criativos. Essa tecnologia permite a produção de brindes personalizados, miniaturas e mascotes de marcas com alto grau de detalhamento e com opções variadas de cores, formas e tamanhos.

Com a impressão 3d é possível criar brindes personalizados. As marcas que desejam surpreender seus clientes com ações promocionais diferentes, têm a chance de desbravar uma tecnologia com inúmeras possibilidades de criação.

Os brindes sempre tiveram uma boa recepção entre os clientes, mas os brindes tridimensionais permitem que a marca explore um aspecto muito importante dentro do marketing: exclusividade. Quem ganha o brinde, em uma promoção ou evento, tem em mãos um objeto único e isso, por si só, aguça o interesse das pessoas.

Investir em brindes 3d é agregar valor à marca. É um meio de se diferenciar em dos concorrentes e, assim, construir mais razões para os consumidores escolherem o seu produto ou serviço. Busque causar lembranças positivas, para que as pessoas se tornem clientes fiéis e porta-vozes da sua marca.

Solicite seu brinde 3d!

Sua empresa está desenvolvendo um projeto de marketing e se interessou nos brindes 3d? Na OALOO já trabalhamos com marcas como Santander, Google, Danone, Smart Fit e teremos o prazer de apresentar a proposta mais adequada para o perfil da sua empresa, ocasião ou evento que você está organizando. Entre em contato no formulário abaixo!

SIGA-NOS

Vamos iniciar seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo

15 + 9 =

Somos uma empresa de Impressão 3D em São Paulo formada por profissionais de engenharia, design de produto, marketing, entre outros – Fazemos brindes criativos, troféus personalizados e outras soluções criativas. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo formulário acima.

Você também vai gostar disso…

Sumário
Brindes Criativos Ainda Funcionam Para Fidelizar Clientes? | Impressão 3d
Nome do artigo
Brindes Criativos Ainda Funcionam Para Fidelizar Clientes? | Impressão 3d
Descrição
Brindes Criativos são uma ótima forma de atrair clientes. Entenda como isso pode impactar seu negócio e fortalecer a relação entre marcas e clientes. Veja!
Autor
OALOO Impressão 3D São Paulo
Top