Brindes 3d: Como Impulsionar Suas Vendas

Através do Marketing Sazonal?

23 de abril de 2020

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Conseguir aumentar o número de vendas é sempre um desafio para as empresas. É fundamental recorrer a estratégias que solucionem essas lacunas. Se você deseja atrair clientes e fidelizá-los, o marketing sazonal pode ser um aliado. 

Você pode até nunca ter ouvido essa expressão, mas, provavelmente, já fez compras em datas comemorativas.

Neste post vamos explicar o conceito de marketing sazonal e como os brindes 3d podem impulsionar essa estratégia!

D que é marketing sazonal?

Se você procurar no dicionário o significado da palavra “sazonal” encontrará a seguinte resposta: que acontece sempre numa mesma época do ano; relacionado com uma época determinada do ano. Mas o que isso tem a ver com vendas?

Não é surpresa que em determinadas épocas do ano as vendas de determinados setores crescem. Por exemplo, em uma loja de flores provavelmente haverá um aumento nas vendas durante o Dia dos Namorados, e uma loja de brinquedos infantis terá grande procura durante o Dia das Crianças. Isso é chamado de marketing sazonal.

O marketing sazonal é o processo de divulgação de produtos ou serviços durante datas comemorativas do ano. Isso pode significar tudo, desde o Natal, Dia das Mães até a Páscoa. 

O marketing sazonal não precisa estar relacionado a um feriado “oficial”, trata-se de ajustar as campanhas as datas relacionadas ao seu setor. Ele identifica as datas mais relevantes ao longo do ano e encontra maneiras de aproveitá-las. 

O marketing sazonal é importante?

Muitas empresas cometem o erro de ignorar o marketing sazonal, mas essa é uma forma de atrair diretamente os consumidores. Por quê? Porque essa estratégia de vendas oferece aos consumidores uma desculpa para consumirem.  

E, conscientemente, sabendo ou não, o marketing sazonal está presente na mente do público. É pensar nas festividades e comemorações no final do ano, as pessoas aguardam ansiosamente pelas vendas e pelos presentes que irão comprar.

O Marketing sazonal é para todos?

O marketing sazonal se encaixa perfeitamente a qualquer empresa B2C (de empresa para clientes), especialmente empresas de comércio eletrônico, porque os feriados são a desculpa perfeita para gastar algum dinheiro extra. 

 Em datas comemorativas existem inúmeras possibilidades, por exemplo, pessoas que compram roupas novas para comemorar uma festa de Réveillon ou uma viagem romântica no Dia dos Namorados.

Em campanhas de marketing sazonais de empresas B2B (de empresa para empresa) além de datas comemorativas, podemos recorrer a ações internas, como as premiações entre funcionários. Imagine premiar sua equipe pelo desempenho e bons resultados ao longo do ano, essa é uma iniciativa que proporcionará mais engajamento e motivação dos próprios colaboradores. Afinal, todos gostam de ter seus esforços reconhecidos!

 

Determine seus objetivos. O que você quer desta campanha?

Pesquise seus concorrentes. Dê uma olhada nas campanhas feitas anteriormente por seus concorrentes. Como foram as mensagens? Que tipo de conteúdo eles usaram? Eles atraíram emocionalmente os usuários ou ofereceram somente descontos? O que eles fizeram que você deveria estar fazendo de melhor forma?  

Fazer essas perguntas a si mesmo pode ajudar a inspirar suas próprias campanhas. 

1. Planeje com antecedência para chegar à frente 

Para melhores resultados, não espere até o último minuto para lançar uma campanha. Depois de definir com que feriados e eventos você deseja trabalhar, comece a planejar com antecedência para determinar o seguinte.

Escolha as datas mais adequadas ao seu negócio 

O primeiro passo é escolher as datas mais adequadas ao seu tipo de negócio. Dentro disso, é importante entender quais os momentos estratégicos e de maior adesão do seu público.

Após isso, elabore como e onde as campanhas serão veiculadas. Esse processo deve ser feito com antecedência, pois, quanto antes as ações forem planejadas mais oportunidades de testar e mensurar os resultados.

É importante detalhar todo o processo de criação. Uma das vantagens de trabalhar com antecedência a campanha é a chance de se adaptar a alguma mudança externa ou reelaborar uma estratégia que não está dando certo. Caso sua marca tente fazer isso em cima da hora, os resultados podem não sair como o esperado.

Tão importante quanto o planejamento, é ter flexibilidade para se adaptar a qualquer contratempo que possa surgir durante o trabalho.

2. Escolha os canais utilizados

Lembre-se de que canais diferentes exigem prazos de entrega diferentes. Descubra quais meios você usará e planeje bem como atingir seu público, seja online ou offline. 

Além disso, busque usar a comunicação em favor da sua marca. Crie uma linguagem autêntica e direta com os clientes, pense que o seu produto ou serviço estará presente em um momento importante do cliente.

3. Organize seus recursos 

Suas campanhas exigirão conteúdo visual e escrito específico da marca. Certifique-se de fazer esses conteúdos com antecedência, para que você tenha tudo o que precisa na hora da campanha.

Ofereça algo diferente: a palavra “sazonal” implica que as pessoas não podem obter um determinado produto, oferta ou brinde em nenhuma outra época do ano.  

Certifique-se de oferecer algo que seus concorrentes não têm, como brindes exclusivos. 

4. Presenteie seus clientes com Brindes 3D Personalizados 

Como o mercado em geral, o setor de brindes também acompanha as datas comemorativas. Marcas, instituições e pessoas em geral costumam usar esses dias para presentear seus clientes, parceiros e fornecedores em geral. 

Muitas empresas recorrem aos brindes personalizados em suas ações de marketing. Há algumas razões para o uso dessa estratégia como: atrair e fidelizar clientes, valorizar o público interno e propagar a imagem da empresa.

É importante escolher um brinde que esteja relacionado com a data comemorativa e que garanta uma maior proximidade com o consumidor. 

Algumas empresas aliam o marketing sazonal à distribuição de brindes, seja para aumentar suas vendas ou para agregar valor ao produto oferecido. Mas o mais importante nessa estratégia é escolher presentes que despertem o interesse e curiosidade das pessoas.

Brindes criativos feitos com impressão 3D

Ao dar um brinde as marcas buscam se aproximar do público-alvo. Mas isso não basta, é necessário transformar essa estratégia em experiência única para o cliente. 

Se o objetivo é fugir do senso comum, a impressão 3D surge como uma solução criativa na produção de brindes 3D. Com essa tecnologia é possível criar brindes exclusivos que representam a marca e proporcionam uma rápida identificação por parte de quem ganhou o item. 

Para algumas pessoas as impressoras 3D são novidades. Por isso, essa tecnologia se tornar um grande diferencial para a sua marca. Os clientes se surpreenderão com brindes feitos exclusivamente para aquela ocasião especial. 

Além disso, os brindes 3D demonstram um cuidado especial da empresa ao realizar a campanha de marketing. A maioria das marcas busca brindes tradicionais – caneta, copo, caderno -, a sua pode se diferenciar criando um conceito próprio, com um design relacionado à data comemorativa e deixando sua marca em evidência.   

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