Brindes Personalizados e Marketing Promocional: Como a Impressão 3D Pode Ajudar Sua Marca?

8 de abril de 2020

Os conceitos na área de marketing são praticamente infinitos, existem estratégias para todos os perfis de empresas. Mas os objetivos principais sempre serão: divulgar um negócio, fortalecer a imagem da marca e aumentar as vendas.

Dentro das inúmeras práticas surge o Marketing Promocional, um conjunto de ferramentas para aproximar as marcas e seus consumidores. Buscando sempre oferecer uma boa experiência ao reforçar os pontos positivos e singularidades.  

Tem interesse em saber mais sobre marketing promocional e como ele pode ajudar no desempenho de ações e campanhas? Neste artigo você vai aprender mais sobre esse conceito e entender como os brindes personalizados melhoram a experiência do público quando o assunto é estratégia promocional. Confira!

O que é marketing promocional?

Na prática, Marketing Promocional é um conjunto de ações diretas para a promoção de uma marca, produto ou serviço, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possíveis. Através dessas ações é possível aumentar o reconhecimento, expandir o número de vendas e fidelizar os clientes que já conquistados em outras compras. 

As empresas recorrerem a essa estratégia usando ofertas especiais para despertar o interesse do público e influenciar nas futuras compras. O propósito é levar a imagem da marca, mostrando seus valores, ideias e vantagens em comparação com a concorrência. 

Através do marketing promocional as marcas buscam estabelecer uma lembrança constante no imaginário dos consumidores. Todo o trabalho consiste em fazer com que o cliente lembre automaticamente dos benefícios e qualidades da marca X ao desejar um produto.

Entre as ações de marketing promocional, podemos destacar algumas, como:

1 – Apresentação de produtosO consumidor tem acesso a uma amostra do produto, para que conheça e experimente;

2 – Distribuição de brindes: O cliente é incentivado a se lembrar de uma marca, ao receber algum presente dela, como brindes e troféus personalizados

3 – Conteúdos direcionados: Ocorre quando as informações sobre os produtos ou serviço de uma marca chegam aos clientes a partir de materiais impressos ou e-mail;

4 – Programas de incentivo e fidelização: São os programas que premiam os clientes, conforme sua fidelidade à marca;

5 – Ofertas: São as promoções no preço ou na quantidade adquirida (exemplo “Pague 2, leve 3″) do produto para atrair mais público.

Quais os benefícios do marketing promocional?

Atrair a atenção das pessoas e conquistar novos clientes se tornou uma tarefa cada vez mais difícil. Com acesso a Internet, as pessoas ganharam uma maior facilidade para pesquisar, comparar e checar avaliações feitas por outros clientes. Isso tudo fez com que os consumidores se tornassem ainda mais exigentes. 

As ações de marketing promocional, quando bem planejadas, fazem com que as ofertas e promoções sejam além de um mero contexto comercial. Elas oferecem experiências positivas e únicas aos clientes.

Podemos destacar os benefícios do uso das estratégias de marketing promocional em:

  • Atração e fidelização de clientes, com incentivos que os aproximem da marca e de seus valores; 
     
  • Fortalecimento de marca, com as ações de marketing promocional aliadas a estratégia de branding, aumenta a percepção de valor de marca;
     
     
  • Aumento do tráfego nos seus canais de vendas a partir do interesse que as promoções geram;
     
  • Construção da relação entre empresa e clientes, através de ações que convidem as pessoas a “dialogar” com a marca;
     
     
  • Diferencial em relação aos concorrentes, oferecer algo a mais aos clientes pode se tornar um fator determinante na hora de realizar a compra. 

Como aplicar o marketing promocional?

 1. Entenda as necessidades do seu público-alvo
Pense nas pessoas que a sua marca deseja atingir. Se os esforços do marketing promocional forem diretos, será mais fácil de transmitir as ideias para o público.

2. Decida quais os canais de marketing usar
Defina os canais mais adequados para atingir seus objetivos. Por exemplo para um maior alcance as empresas podem realizar campanhas via e-mail. Esse tipo de ação permite a divulgação de promoções, além de estabelecer um diálogo direto entre cliente e marca. 

3. Determine os objetivos
Pense nos resultados que você deseja alcançar com o marketing promocional. Estabeleça metas realistas; não tente satisfazer a lista completa dos objetivos da sua empresa de uma só vez.

4. Desenvolva um mix de promoção
Um mix de promoção é um modelo para criar um plano promocional com base em 5 p’s: pessoas, preço, local (do inglês, place), produto e promoção. Antes de tentar conquistar novos mercados, pense no aspecto mais crítico do marketing de promoção – as pessoas – e crie um mix de promoção coerente a sua marca.

5. Crie sua mensagem promocional
Crie uma linguagem que soe familiar e compreensível para o seu público-alvo. Saiba adequar as mensagens da marca conforme o consumidor almejado. Por exemplo, seja bem-humorado e moderno quando conversar com clientes mais jovens ou mais formal e sério ao se comunicar com profissionais. 

Brindes Personalizados em Ações de Marketing Promocional 

Garantir que a sua marca esteja próxima ao consumidor é fundamental para alcançar as metas estabelecidas..

Os brindes podem ser oferecidos em eventos ou ações promocionais. Há também a possibilidade de entregá-los tanto na pré-venda quanto no pós-venda, essa escolha vai depender do objetivo da campanha

Quando essa estratégia de marketing promocional é realizada na fase inicial, a intenção é atrair o cliente, para que ele realize a compra, sem escolher a marca concorrente.

Se aplicada no pós-venda, o objetivo é garantir a fidelização do cliente, pois o brinde serve como um diferencial da empresa no tratamento com os seus clientes.

Brindes têm uma ótima recepção entre o público. As pessoas se sentem especiais ao ganharem, principalmente, quando se trata de brindes personalizados – segundo matéria do Propmark.

Brindes criativos feitos com impressão 3d

Ao dar um brinde as marcas buscam se aproximar do público-alvo. Mas isso não basta , é necessário transformar essa estratégia em experiência única para o cliente. Ao escolher brindes personalizado, a marca se distingue de tudo que já foi feito no mercado e consegue expressar sua imagem com personalidade, criatividade e inovação.

Se o objetivo é fugir do senso comum, a impressão 3d surge como uma solução criativa na produção de brindes. Com essa tecnologia é possível criar brindes exclusivos que representam a marca e causam uma rápida identificação por parte de quem ganha o item tridimensional.  

Pense que as impressoras 3d são novidade para muitas pessoas. As empresas que escolhem investir em brindes tridimensionais causam uma boa impressão, justamente por apresentarem uma tecnologia relativamente nova. 

Além disso, os brindes 3d demonstram um cuidado especial da empresa ao realizar a campanha de marketing. Enquanto a maioria das marcas buscam brindes tradicionais – caneta, copo, caderno -, a sua pode criar um conceito próprio, desenvolver um design específico e colocar a marca em evidência.  

Com a impressão 3d é possível criar brindes com formas mais complexas e com alto grau de detalhamento, variando cores, formas e tamanhos. Diferente dos processos de manufatura tradicionais – como a injeção de plástico – essa tecnologia permite a criação de diferentes tipos de objetos em prazos menores e com custo total muitas vezes menor. 

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Sumário
Brindes Personalizados e Marketing Promocional: Como a Impressão 3D Pode Ajudar?
Nome do artigo
Brindes Personalizados e Marketing Promocional: Como a Impressão 3D Pode Ajudar?
Descrição
Entenda sobre a estratégia de Marketing Promocional e como os Brindes Personalizados em Impressão 3D podem melhorar a experiência do seu cliente.
Autor
OALOO Impressão 3D São Paulo
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