+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Vantagens e Desvantagens da Impressão 3D

Já pensou se você pudesse imaginar um objeto e imprimí-lo de maneira semelhante ao que faz na impressora de papel? O que para muitos poderia ser apenas um sonho se tornou realidade.

Porém, a impressão 3D não é tão simples quanto pode parecer. Não existe uma máquina simples que pode ser levada para casa e que imprima tudo. Na verdade, esse tipo de fabricação é realizada por empresas especializadas. Em todo caso, é inegável que existem vantagens e desvantagens da impressão 3D. Confira quais são!

Vantagens

Uma das principais vantagens da impressão 3D, que tem chamado a atenção de todos, é o custo. Lembrando que nos dias atuais economizar é muito importante e essa técnica se destaca.

Diferentemente da indústria, onde a fabricação demanda um grande tempo e especialização, a impressão 3D substitui bem isso. Na prototipagem, é possível criar excelentes produtos gastando o material exato de que precisa e sem gerar tantos resíduos para o meio ambiente.

Aliás, o aspecto sustentável é outra vantagem da impressão 3D. Menos materiais desperdiçados significa menos gerado lixo e poluição. A natureza, obviamente, agradece.

Além disso, cada vez mais há alternativas de produtos que podem ser feitos por meio dessa técnica. Nas impressoras FDM, que predominam no mercado brasileiro, é possível usar vários tipos de polímeros de diversas cores para produzir as peças. A impressão permite criar desde brindes personalizados até artigos de carros.

As vantagens também podem variar de acordo com a necessidade de cada um. Universidades de medicina, por exemplo, podem imprimir partes do corpo para servir de referência durante as aulas. Tudo depende do objetivo do cliente. Afinal, a impressão 3D tem como finalidade servir de instrumento para que designers e engenheiros possam criar mais produtos.

Desvantagens

Como já dissemos, a impressão 3D não é tão simples quanto as pessoas costumam achar. As impressoras tornam-se relativamente caras se não forem bem empregadas e têm como premissa a fabricação em grande escala para se pagarem. Ou seja, comprar uma máquina para ter em casa – a menos que seja um hobby – na maioria dos casos não é vantajoso.

Portanto recomenda-se buscar uma empresa especializada neste tipo de solução para desenvolver seu projeto. Por ser uma tecnologia relativamente nova, ela ainda não é tão econômica em alguns casos específicos — apesar de bater o preço industrial em muitos casos. Futuramente, espera-se que ela se torne ainda mais acessível.

Outro aspecto importante, que pode ser visto como desvantagem, é que a impressão 3D exige conhecimento técnico, para que o resultado seja o melhor possível. A manutenção da máquina também deve ser contínua, incluindo limpeza e troca de peças conforme o uso.  

 

Quer saber mais sobre as vantagens que a impressão 3D pode oferecer para a sua empresa? Entre em contato agora mesmo com a Oaloo!

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

13 + 14 =

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top