Endomarketing: O Que é e como fazer ações de markerting interno com Impressão 3D?

30 de março de 2020

Como a sua empresa tem tratado os funcionários? Já parou para pensar que os resultados atuais estão diretamente ligados às estratégias de engajamento para os colaboradores?  

Todos sabem que para alcançar bons resultados, seja qual for o ramo de atuação, é necessário contar com funcionários capacitados e motivados. 

Nesse cenário, cada vez mais empresas buscam no endomarketing uma ferramenta de engajamento, motivação, reconhecimento de seus funcionários, colaboradores, sócios e investidores.

Neste post, vamos saber falar sobre o endomarketing e como a impressão 3d pode auxiliar essa estratégia. Além disso, vamos sugerir algumas dicas que podem ajudar na construção de um ambiente de trabalho mais engajado!

O que é Endomarketing? 

O nome pode até assustar, mas o conceito é simples. Endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma série de ações com objetivo de criar uma boa imagem da empresa para os seus próprios funcionários.

Investir em ações internas é o primeiro passo na construção de um ambiente de trabalho saudável. É muito importante que os funcionários estejam alinhados com os objetivos da empresa. Já que as primeiras pessoas a terem contato com a marca são os próprios colaboradores, eles precisam acreditar no produto ou serviço oferecido pela própria empresa. 

Imagine uma loja de roupas que tem como missão um novo jeito de pensar em moda. Preocupada com questões ambientais, sociais e econômicas propõe uma produção  sustentável. A proposta é interessante, mas é necessário que os próprios funcionários acreditem no que é oferecido e estejam satisfeitos com as condições de trabalho. Assim, as chances de falarem sobre os benefícios da marca para familiares e amigos aumentam.

Com colaboradores mais motivados, a tendência é de que eles estejam mais preparados para opinar e defender a marca diante do público externo.

Como fazer o Endomarketing?

O primeiro passo para criar uma estratégia de endomarketing é planejar as ações e delegar para as respectivas áreas responsáveis sua execução. Nesse primeiro momento, é necessário reunir e estabelecer uma parceria entre o RH e o setor de marketing da empresa. 

O RH e o time de marketing precisam compreender as demandas e queixas dos funcionários. No dia a dia, alguns problemas enfrentados pelos trabalhadores podem não chegar aos ouvidos de quem detém o poder de decisão na empresa, por isso, é preciso estar aberto ao diálogo. 

Faça uma pesquisa interna, entenda como os funcionários enxergam a empresa e como avaliam o ambiente de trabalho. Descubra como as pessoas se sentem e se elas estão motivadas. 

Nesse processo, pouco a pouco, os feedbacks servirão como ponto de partida para as mudanças futuras. 

Ações de endomarketing para implementar na sua empresa:

Depois de entender o que é o endomarketing e a importância para a sua empresa, iremos listar algumas ações práticas que podem ser incorporadas à sua estratégia. 

São dicas facilmente adaptáveis à sua empresa que podem ajudar a melhorar a relação com os colaboradores. 

Dessa forma, aumentando a satisfação da equipe e tornando-os mais engajados com o propósito da marca.

  1. Prêmios e reconhecimento do trabalho: a impressão 3d como aliada

Muitas vezes com a rotina acelerada, não damos conta de reconhecer os esforços realizados pelos colaboradores. Isso acaba sendo desmotivador para quem dedica grande parte do dia às atividades do trabalho.

Uma excelente ferramenta de reconhecimento é através de premiações, não há funcionário que não goste de ser presenteado e sentir-se valorizado.

Muitas empresas promovem eventos corporativos para premiar seus colaboradores. E uma maneira de tornar esse momento ainda mais especial é com troféus personalizados. 

Para encantar os homenageados é necessário criar algo diferente, totalmente fora da caixa. Com a impressão 3D é possível criar troféus criativos que representam a sua empresa, e surpreendem a todos por ser um item exclusivo.

Essa é uma forma de criar um momento único na carreira do funcionário e mostrar a sua importância para a empresa.

2. Newsletters e outros informativos

Uma das formas de promover a comunicação organizacional é através de newsletters – semanais, quinzenais ou mensais – com as novidades da empresa.

Atualize seus funcionários das novidades e iniciativas tomadas. Se a sua empresa possui vários departamentos, a newsletter também é um modo de integrar os funcionários e as atividades realizadas em cada um dos setores. 

O foco desta ação é manter um diálogo aberto entre todos os funcionários.

3. Palestras e capacitação profissional

Incentivando cursos e palestras, a empresa demonstra cuidado com os colaboradores e preparo para apoiá-los. 

Ao investir em capacitação profissional o retorno vale tanto para a empresa quanto para o funcionário. Com mais conhecimento certamente ele será mais produtivo, realizando as atividades com eficiência e gerando bons resultados.

Lembre-se, a relação entre empresa e funcionário é uma via de mão dupla. Sem apoio e incentivo a empresa pode estar retardando a melhor performance do colaborador. 

O sucesso vem através de constância

O crescimento de um negócio não depende apenas do consumo dos clientes. Tudo começa dentro da própria empresa com o envolvimento dos stakeholders. É muito importante que os seus funcionários acreditem na missão da empresa. 

Faça como o iFood, Chevrolet e Santander, crie uma estratégia de Endomarketing com a ajuda de troféus e brindes 3d. Ao escolher troféus personalizados sua empresa tem a chance de criar uma identidade exclusiva. É a oportunidade de desenvolver uma arte com a cara da sua marca e que ficará gravada na memória de seus colaboradores.

Quer ajuda para criar troféus e brindes diferentes para aplicar no seu endomarketing? Entre em contato com a Oaloo no formulário abaixo para darmos início ao seu projeto!

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