Marketing de relacionamento: o que é, como fazer e quais os benefícios?

10 de setembro de 2020

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Descubra tudo sobre o marketing de relacionamento. Entenda como a estratégia pode melhorar o seu negócio e fidelizar clientes. Confira! 

As pessoas buscam por marcas que criam experiências memoráveis e não as tratem apenas como um número para o faturamento.

Por isso, as marcas potencializaram seus esforços para entender seu público e, assim, estabelecer relações confiáveis e duradouras. 

Para isso existe o marketing de relacionamento, uma estratégia que envolve a construção de marca, fidelização de clientes e manutenção de relacionamentos.

Nesse artigo, você entenderá o que é o marketing de relacionamento, como aplicar essa estratégia e exemplos de cases de sucesso. Boa leitura!

O que é marketing de relacionamento?

Quando se trata de marketing de relacionamento podemos englobar uma série de ações que buscam melhorar a relação entre empresas e clientes. 

Para fortalecer essa relação, as companhias traçam estratégias para garantir a satisfação e fidelização de seus consumidores. 

Diferente do marketing tradicional, essa técnica dá ênfase para toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.

Portanto, o foco não está apenas nas vendas, está centralizado na conquista dos clientes através de planejamento e estratégias específicas. 

O objetivo é claro: fazer com que os clientes se tornem fãs da marca, permaneçam consumindo e também compartilhem os benefícios para os amigos, familiares e colegas de trabalho.

Para que serve o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento tem como objetivo a construção de relações duradouras entre uma marca e seu público.

Com o acesso à Internet, surgiu um novo perfil de consumidor, esse se tornou cada vez mais exigente em relação à qualidade e cobrança de seus direitos.

Além disso, a concorrência acirrada, obrigou as empresas a abandonarem as velhas práticas e apostarem em métodos que aproximem os clientes. 

Ao priorizar o marketing de relacionamento, as empresas se dedicam a entender quem é o consumidor, quais são as suas expectativas e como superá-las. 

Já pensou em conhecer tão bem o seu cliente (e atendê-lo tão bem), ao ponto de ser desinteressante para ele buscar por outras empresas?

Com o marketing de relacionamento isso é totalmente possível, pois o cliente reduz voluntariamente seu leque de opções e decide apenas pelo seu negócio.

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Quais os benefícios para empresas?

Como dissemos, adotar o marketing de relacionamento na sua empresa significa atrair, acentuar e intensificar o relacionamento com o público.

Mas você precisa entender as necessidades do cliente, essa é uma vantagem que a longo prazo traz inúmeros resultados. 

Com base nesse conhecimento, sua empresa consegue adaptar o serviço e as ofertas de acordo com o perfil do cliente. 

Outro ponto importante do marketing de relacionamento é a credibilidade conquistada pela empresa. 

Investir em relações é uma das maneiras de conquistar a confiança do público e, assim, a sua fidelidade à marca. 

Quanto aos benefícios para as empresas, podemos citar três principais fatores:

1- Redução de custos

Ao valorizar os clientes já fidelizados, as empresas reduzem os esforços em captação de novos clientes e, consequentemente, diminuem seus gastos com atendimento e publicidade.

Conquistar um cliente novo é 5 vezes mais caro do que manter um antigo. Preservar a base de clientes permite que a empresa se torne mais lucrativa.

2- Aumento do volume de vendas

De acordo com especialistas, os consumidores tendem a gastar mais a cada ano que passam ao lado de uma empresa.

Clientes antigos tendem a realizar mais compras com uma mesma marca, por esse motivo, as empresas aumentam significativamente seu volume de vendas. 

Além disso, há boas chances do cliente conhecer e comprar outros produtos da mesma marca (produtos complementares) em vez de recorrer ao concorrente.   

3- Divulgação positiva

O marketing de relacionamento gera uma comunicação positiva e gratuita sobre a empresa, a famosa propaganda boca a boca. 

Quando um cliente está satisfeito com a marca, ele transmite esse sentimento para a sua rede de relações, realizando uma propaganda espontânea. 

Esse tipo de publicidade pode atrair novos clientes para a empresa sem a necessidade de investimentos diretos em divulgação ou publicidade. 

Em compensação, clientes insatisfeitos costumam reclamar com mais afinco e frequência do que os clientes contentes que costumam elogiar as marcas.

Proporcionar aos clientes uma boa experiência, evita que os comentários negativos prejudiquem a imagem da sua marca entre outras pessoas.

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Importância da jornada do cliente

A jornada do cliente nada mais é que a experiência completa do consumidor, desde o seu primeiro contato com a marca até o pós-venda.

Entender o funcionamento da jornada do cliente faz diferença, pois assim, as empresas direcionam suas ações de acordo com o momento do cliente.

É importante que sua empresa esteja presente em todas as etapas, revendo as estratégia de comunicação e abordagem escolhida.

Em vez de se concentrar estritamente em uma determinada campanha, canal ou métrica, a empresa pode conduzir as ações de marketing de forma mais efetiva.

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Gestão do relacionamento com o cliente (CRM)

Aliada às práticas de marketing de relacionamento está o CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), trata-se do gerenciamento cuidadoso de informações sobre cada cliente e de todos os “pontos de contato” com ele, com o objetivo de potencializar a fidelização.

Por ponto de contato com o cliente, entende-se qualquer ocasião em que o cliente se aproxime do produto ou serviço – isso inclui desde uma experiência em si até uma comunicação pessoal ou de massa. 

Para Philip Kotler – maior especialista de marketing do mundo – graças ao uso eficaz das informações dos clientes, o CRM permite que as empresas oferecem um excelente atendimento ao cliente.

Com base no que sabem sobre cada consumidor, as empresas podem customizar suas ofertas, serviços, mensagens e mídias. 

Como aprimorar o marketing de relacionamento na sua empresa?

Sua empresa está em busca de estratégias que melhorem o marketing de relacionamento? Então, separamos algumas dicas para iniciar esse processo:

Conhecer os clientes

É muito importante entender o seu cliente. Esse é um trabalho que muitas empresas subestimam, porém, a longo prazo pode fazer toda a diferença.

Para conhecer o seu cliente aproveite todas os pontos de contato. Interações em redes sociais, avaliações, feedbacks ou pesquisas de opinião aos clientes.

Sua empresa pode enviar, com regularidade, formulários para que os consumidores registrem suas opiniões ou sugestões. 

Para garantir que as pessoas participem, associe a pesquisa a um benefício, como, por exemplo, brindes personalizados.


Segmentar e personalizar

Construa, mantenha e garimpe um rico banco de dados de clientes, com informações vindas de todos os canais e pontos de contato com o cliente.

Depois de reunir essas informações sobre os seu clientes, é necessário organizar o banco de dados da empresa. 

O primeiro passo é segmentar os clientes de acordo com critérios específicos e, então, criar estratégias personalizadas para atingir cada grupo.

Quanto mais detalhada for a segmentação, maiores são as chances da sua empresa realizar a campanha certa para o público certo. 

Monitorar os resultados

O marketing de relacionamento pressupõe um contato contínuo com o cliente, então os resultados costumam variar de acordo com o segmento.

Entretanto, isso não impede que a sua empresa monitore os resultados das estratégias tomadas. 

Por exemplo, nas campanhas de email marketing é possível verificar alguns KPIs (indicador-chave de Performance), como a taxa de aberturas e a taxa de cliques.

Esse é apenas um exemplo, mas, no geral, todas as ações devem ser verificadas para que se entenda o que está dando certo ou não.

 

Interaja com os clientes individualmente 

Desenvolva ofertas customizadas e as comunique de maneira personalizada. As respostas ajudarão a compreender quais são as demandas de cada cliente.

Use pontos de contato, redes sociais e site da empresa para facilitar a interação com os clientes.

É essencial construir um canal de atendimento eficiente, por isso busque trazer respostas rápidas e diretas aos consumidores.

Como valorizar os melhores clientes?

1- Atendimento personalizado

Pode-se dizer que o atendimento personalizado engloba uma série de ações focadas em fazer com que o cliente se sinta único e especial. 

 Esse tratamento agrega valor à empresa e pode influenciar as decisões dos clientes, fazendo com que eles prefiram a sua marca e não a concorrência.

 Aliado ao marketing de relacionamento, o atendimento personalizado possibilita a identificação e compreensão dos problemas enfrentados pelo cliente. 

2- Customer Success

O Customer Sucess é uma prática cada vez mais recorrente nas empresas. Trata-se de uma área dedicada a fazer com que o negócio do cliente tenha sucesso, graças ao produto ou serviço vendidos pela a empresa.

 Para Lincoln Murphy, um dos maiores nomes na área, o sucesso do cliente é quando este alcança as metas através das interação com a sua empresa.

 O especialista é enfático ao dizer que a não podemos confundir o conceito de sucesso do cliente com a definição popular da palavra sucesso. 

3- Email marketing

O email marketing é uma maneira fácil de divulgar a sua empresa e fidelizar clientes sem a necessidade de grandes investimentos. 

 Sua empresa precisa ser lembrada e, sobretudo, estar perto do cliente quando ele precisa. O email marketing é uma ótima forma de se conectar com o público.

Essa estratégia permite uma comunicação mais pessoal com os clientes. Você pode divulgar os lançamentos, promoções, ofertas exclusivas e muito mais

Isso pode trazer resultados incríveis! 

4- Mimos e brindes personalizados exclusivos

Todo mundo gosta de receber brindes, não é mesmo? Independente da ocasião, presentes são sempre bem-vindos.  

Presentear alguém é um fator importante para cultivar e fortalecer relações, tanto as pessoais quanto as comerciais (entre empresas e consumidores). 

Quando um cliente é surpreendido com brindes criativos, uma série de sentimentos em relação à empresa são ativados.

Os brindes são uma forma criativa e divertida de divulgar a imagem da empresa e, principalmente, se manter presente no dia-a-dia das pessoas. 

5-Ofertas exclusivas e programas de fidelidade

Os programas de fidelidade ajudam a conquistar clientes. Essa ferramenta reúne práticas que incentivam as pessoas a continuarem consumindo.

Existem boas razões investir nessa estratégia. A primeira é a redução de gastos, como já dissemos, pois conquistar novos clientes custa mais do que manter os antigos.

O segundo é conseguir entender os hábitos de consumo das pessoas e dirigir as ações de maneira mais assertivas de acordo com o perfil do consumidor.

Dados indicam que 81% dos consumidores afirmam que programas de fidelidade aumentam as chances de continuarem consumindo com uma marca.

Sem contar que um cliente satisfeito com um produto ou serviço tende a recomendá-lo para outras pessoas.

Vale a pena investir em marketing de relacionamento? 


Conhecer seu cliente é um requisito indispensável para que o seu produto ou serviço alcance o maior número de pessoas. 

O marketing de relacionamento oferece diferentes caminhos para que as empresas construam uma relação próxima com seus clientes.

Na busca do relacionamento mais efetivo e duradouro, algumas marcas encontraram nos brindes criativos uma solução para surpreender seus clientes.

Com a impressão 3D é possível criar brindes que representam a sua empresa, com designs exclusivos  e apreço entre os homenageados. 

 Veja alguns exemplos de brindes personalizados feitos pela Oaloo para empresas que apostam no marketing de relacionamento:


Chevrolet
 

1 – O Desafio:
Como encantar o público hiper engajado e fascinado da Chevrolet? Miniaturas de carros são a primeira ideia que vem à cabeça, por isso não seria uma opção.

Com este desafio em mente desenvolvemos com a agência responsável pelo evento um conceito inovador utilizando a impressão 3D.

2 – A Solução:
Desenvolvemos capacetes inspirados nos mais modernos do mundo, utilizados na Fórmula 1. Por meio da impressão 3D tornamos realidade uma réplica em miniatura totalmente personalizada com as cores e logo da Chevrolet.

O nível de detalhes contava com viseira móvel, espuma para acomodar a cabeça do piloto e até as entradas de ar.

3 – Os Resultados:
Os participantes, após participarem de um evento memorável, puderam levar para casa um brinde 3D que representou as experiências vividas naquele dia.

Todos ficaram muito encantados e engajaram em suas redes sociais com o presente recebido, acionando a hashtag da marca e do evento de maneira bastante ativa.

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Cirque du Soleil

1 – O Desafio:
Você já deve ter ouvido falar sobre o Cirque du Soleil. Em 2017, tivemos o desafio de criar um projeto inesquecível para a turnê Amaluna no Brasil.

Fazia 3 anos que o Cirque du Soleil não vinha ao Brasil e, ao chegar aqui, trouxe na bagagem um desejo: oferecer um presente especial para seu público VIP.

2 – A Solução:
Levamos um pouco da magia do Cirque du Soleil para a casa dos espectadores: criamos uma miniatura em impressão 3D da tenda onde ocorria o espetáculo.

No final da turnê, entregamos mais de 30 mil tendas personalizadas com as datas dos espetáculos e cidades onde aconteceram.

3 – Os Resultados:
O sucesso atravessou as fronteiras do Brasil e chegou ao Canadá: criamos versões exclusivas da tenda para o corpo diretivo do espetáculo e até mesmo para os próprios artistas do Cirque du Soleil.

AGCO Valtra 

1 – Desafio

Fomos convidados pela AGCO – fabricante multinacional de equipamentos agrícolas – para desenvolver um brinde totalmente criativo e diferente.
A empresa escolheu a Agrishow – uma das maiores feiras agrícolas no mundo – para apresentar a sua nova linha de tratores BH HITECH. 

Durante o evento, os produtos foram divulgados e os clientes receberam uma lembrança especial. Mas como criamos brindes de uma máquina agrícola?

 2 – Solução

O protagonista da ação de marketing era o trator, por isso deveríamos dar todo o destaque a máquina e apresentar uma amostra da tecnologia da marca.

 Pegamos como referência a franquia Transformers, nas histórias dos filmes os robôs são capazes de transformar seus corpos em veículos.

Criamos robôs inspirados nos tratores, com as cores e logo da Valtra. Qualquer pessoa que olhasse a parte da frente do trator identificaria o veículo nos robôs.

 3 – Resultados
Os resultados não poderiam ser melhores, os robôs foram um grande sucesso durante o evento. A marca conseguiu apresentar de forma inovadora e divertida um dos seus principais lançamentos do ano de 2019.

 Desenvolvermos um design exclusivo que tinha, literalmente, a cara da marca. Com os brindes despertamos a curiosidade dos participantes da feira e atraímos mais pessoas para o stand de vendas da AGCO Valtra.

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Magazine Luiza

1 – Desafio

O Magazine Luiza é uma das maiores redes varejistas do país. Uma história que começou nos anos 50 e hoje está presente em mais de 800 cidades brasileiras.

Em 2019 a empresa inovou mais uma vez ao lançar o MAGA+, um serviço de telefonia próprio do Magazine Luiza em parceria com a operadora Claro. 

Para o lançamento desse serviço, a empresa convidou a Oaloo para criar brindes personalizados em impressão 3D.  

2 – Solução

A empresa tinha como objetivo atingir o maior número de pessoas, para isso nada melhor do que brindes de fácil circulação como os chaveiros. 

Para realizar essa ação, usamos nossas impressoras 3D para desenvolverem cerca de mil chaveiros personalizado. 

Os chaveiros são brindes clássicos e certeiros. São uma forma de aumentar a presença entre o público e levar a marca onde as pessoas estão.

3 – Resultados

Os resultados foram surpreendes, conseguimos levar MAGA+ para centenas de pessoas que participaram da feira em São Paulo.

Ao lançar um produto ou serviço a primeira impressão do público precisa ser a melhor possível para que as chances de sucesso aumentem. 

Portanto, não subestime o poder dos brindes, eles abrem um diálogo com o público e despertam a curiosidade das pessoas sobre a marca.

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Solicite seu Brinde Personalizado

Sua empresa está em busca de brindes criativos? Nós podemos te ajudar! 

A Oaloo é uma empresa de impressão 3D de São Paulo, com experiência na criação de brindes criativos.

Já trabalhamos com diversos segmentos e diferentes marcas como o Google, Santander, iFood, Chevrolet e outras.

Estamos prontos para apresentar a proposta mais adequada ao perfil da sua empresa e ação de marketing. Entre em contato no formulário abaixo e faça seu orçamento.

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