+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Tudo o que você precisa saber sobre como funciona a impressão 3D

Por meio da impressão 3D, é possível produzir capas de celular, peças de carro, brinquedos e muito mais. Mas, afinal, como isso funciona? Será que é realmente viável imprimir o que quiser? É sobre esse tema que iremos tratar aqui. Confira como funciona a impressão 3D!

O conceito inicial

O primeiro passo para imprimir algo em três dimensões é utilizar um software de modelagem. Nesse programa, o usuário pode desenhar o que deseja ou fotografar e mapear a imagem. Quando o objeto a ser impresso estiver criado, ele deverá ser convertido para um formato “imprimível” – para isso existem alguns tipos específicos de software.

A Impressão 3D

A impressão 3D pode ser feita em diversas matérias-primas, as mais utilizadas são polímeros, resinas e metais. Tudo irá depender da tecnologia empregada na impressora 3D.

De qualquer forma, a impressão acontece por camadas ou por meio de sinterização (onde pequenas partículas são gutinadas). As máquinas vão formando os objetos aos poucos, como se unissem o material.

O tempo de impressão varia de acordo com a geometria do projeto, velocidade inerente à tecnologia empregada, tipo de impressora 3D e alguns outros fatores. Há situações em que a impressão é feita em algumas horas e outras em que são necessários dias. Mesmo assim, levando em consideração o trabalho desenvolvido, pode-se afirmar que o processo de prototipagem como um todo ocorre rapidamente.

Diferentes tecnologias

Existem diversos tipos de impressoras 3D, como FDM, SLS e SLA. A técnica FDM (Modelagem por Fusão e Depósito, em tradução livre) é atualmente a que mais se adequa ao mercado brasileiro.

Ela possui um excelente custo-benefício e permite criar inúmeros projetos, incluindo brindes corporativos, peças industriais, materiais didáticos e muito mais. É esse tipo de maquinário que usamos majoritariamente aqui na OALOO.

Impressoras 3D em casa

Desde o início da popularização das impressoras 3D, muitas pessoas começaram a acreditar que elas já poderiam criar o que quisessem em casa. Porém, não é bem assim que acontece.

Essas máquinas de prototipagem não são fáceis de operar, além de haver uma série de técnicas avançadas de produção, manutenção e modelagem. Geralmente este conhecimento se concentra em quem utiliza a tecnologia diariamente e em grande escala – como empresas de impressão. Futuramente, até pode ser que o processo todo se torne mais fáci. Via de regra – a exceção dos hobbistas – elas só são interessantes e valem a pena para quem trabalha com isso.

Agora que você sabe melhor sobre como funciona a impressão 3D, conheça os nossos cases. Temos diversas soluções em prototipagem, principalmente para as empresas. Venha conhecer você também!

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

12 + 13 =

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top