+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Impressão 3D: uma visão geral sobre o tema no mercado brasileiro

Não importa a área, desde o projeto mais simples ao mais complexo, a manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D ou também prototipagem rápida, veio para quebrar conceitos e paradigmas na área de produção, seja ela civil, médica ou doméstica.

Imagine uma impressão, camada por camada, com a possibilidade dos mais diversos tipo de materiais, sejam eles orgânicos ou não, onde um modelo tridimensional vai criando a forma que desejamos, podendo ser criado em pequena e grande escala.

Uma única maquina ligada 24 horas pode produzir centenas de peças, tudo isso com um baixo custo de mão de obra e materiais, imagine agora centenas delas produzindo, todas com a produtividade em alta, materiais de qualidade e com um baixo custo para empresas e clientes.

 

A revolução da impressão 3D

Em, 1984 Charles Hull fez a primeira impressora 3D, que ao invés de usar tinta e papel, com auxilio de um programa de computador conseguia imprimir cada por camada um objeto tridimensional, mas foi apenas nos últimos anos que essa impressão 3D ficou mais conhecida e assim uma revolução começa.

Como no inicio a patente não era muito acessível financeiramente, apenas empresas ou entidades com um capital maior poderiam ter acesso a essa tecnologia, sendo a Ford Motors uma das primeiras empresas a aderir e produzir com a impressão 3D.

Para se ter uma ideia, a tecnologia de impressão 3D em 2016 cresceu 25,9% em relação ao ano anterior e a média dos anos anteriores, sendo de 33%. Nos últimos 27 anos o crescimento anual do segmento tem sido de impressionantes 26.2%, portanto a impressão 3D não é uma tecnologia de momento.

Benefícios da impressão 3D

Há quem diga que a impressão 3D se compara com a revolução causada pela internet. Listamos abaixo alguns benefícios que essa tecnologia pode nos oferecer:

Inovação

Diante de sua vasta utilidade, podemos afirmar que o seu limite é até onde vai a imaginação. Essa tecnologia tem sido usada nas mais diversas áreas, desde a produção de próteses, peças de automóveis, a planos para criação de vacinas, alimentos e por aí vai.

Sua ideia pode se tornar real com o auxílio dessa tecnologia, e, sua empresa e marca podem simplesmente ser alavancadas de uma forma surpreendente.

Crie e imagine sem medo, pois além de não precisarmos de molde, que custava tempo e dinheiro, podemos produzir em larga escala, em poucos dias a produção poderá ser na casa de milhares, sendo estas peças personalizadas a seu gosto e a cara do seu negocio.

Velocidade

A velocidade com que conseguimos tirar seu projeto ou ideia do papel é surpreendente, produzindo produtos únicos e com uma qualidade que reflete nosso trabalho. Um galpão inteiro de maquinário e mão de obra poderia ser substituído facilmente por uma única impressora 3D.

Complexidade

Projetos complexos feitos com rapidez e qualidade, produzidos tanto em pequena quanto em larga escala. Sem aquela quantidade enorme de etapas para a produção de um único objeto, aqui simplicidade é traduzida em inovação.

Preço

Tudo isso com um preço competitivo de mercado, sem a necessidade de um molde, montamos um protótipo com o gosto e a cara do cliente, para logo após ser produzido segundo sua necessidade. Sem desperdício de material, com baixa mão de obra. Um produto personalizado nunca foi de tão fácil acesso, ou tão bem produzido por tão pouco.

Sustentabilidade

Com o uso da manufatura aditiva, como é o caso da impressão 3D, os produtos são feitos com matérias recicláveis, algumas vezes biodegradáveis, com o menor índice de desperdício possível, gerando assim uma maior sustentabilidade durante a criação do seu projeto.

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top