+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Impressão 3D: como desenvolver seu primeiro projeto

As impressoras 3D cada vez mais estão ganhando espaço no mercado tecnológico, apresentando cada vez mais novidades, como a impressão de brinquedos e de próteses humanas. Mas, como desenvolver um projeto em impressão 3D?

Essas são algumas perguntas que muitas pessoas se fazem: Como funciona todo esse processo? Como a impressora, de fato, imprime o objeto ou peça e dá vida ao projeto?

Neste artigo você terá respostas para todas essas perguntas. Confira o passo a passo de como desenvolver um projeto em impressão 3D. Vamos lá?

1. Criação do modelo de projeto em impressão 3D

Para dar vida a um objeto ou peça é necessário criar um projeto de idealização primeiro. Por isso é necessário criar um modelo digital do seu projeto em um software de modelagem 3D para conseguir produzí-lo posteriormente.

O grande diferencial da impressão 3D, é que, diferentemente dos processos tradicionais de fabricação você não precisa esperar o objeto ou peça estar pronto para verificar se há alguma mudança que precise ser feita ou se o mesmo ficou de acordo com o que foi planejado anteriormente.

Com a impressão 3D é possível realizar alterações relacionadas ao layout, cor, textura e tamanho, tudo isso no projeto que está no arquivo de modelagem tridimensional.

Assim, é possível realizar todas as modificações e alterações necessárias antes de imprimir o objeto, evitando custos extras com matéria-prima e também desperdícios.

Para criar um modelo de projeto em impressão 3D você pode contar com os softwares especialmente desenvolvidos para isso, mas é necessário ter domínio sobre eles, pois não são tão fáceis de usar.

E, além disso, já existem aplicativos que auxiliam no desenvolvimento de projeto, além das próprias empresas de impressão 3D, que auxiliam o cliente no desenvolvimento de todo o projeto, ainda que ele não tenha uma ideia em mente.

Assim, é dado todo o suporte para a criação de acordo com o conceito do projeto, layout e características. Depois disso, os próprios prestadores de serviço criam o modelo 3D no software e apresentam ao cliente.

2. Impressão 3D

Após a criação do modelo tridimensional, ele é enviado ao software da impressora 3D. O software da impressora 3D compila todos os dados e o sistematiza em diversas camadas. Em seguida, inicia-se o processo de impressão 3D. Nesta etapa, os motores da impressora inserem o material plástico na extrusora.

Na medida em que o material derrete e é depositado, os três eixos da impressora se movimentam para formar a peça. Quando uma camada fica pronta outra se inicia e assim sucessivamente, até que o objeto fique totalmente pronto.

Os materiais mais utilizados nas impressoras 3D são os plásticos ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno). Este tipo de material é rígido e leve, proporcionando um bom equilíbrio entre flexibilidade, resistência e o PLA (ácido poliático), que é um polímero biodegradável.

Existem ainda as impressoras 3D por fusão a laser. Nestes casos, os materiais mais utilizados são o metal e o nylon.

Diferentemente das impressoras de fusão, em que a matéria-prima é fornecida por filamentos, nas impressoras por fusão a laser utiliza-se um material em formato de pó ultrafino, que é aplicado por um laser de alta potência até que se encontre um ponto de fusão para formar as camadas.

3. Finalização e controle

Depois de finalizar o processo checa-se cada uma das peças produzidas. Todas elas passam pelo controle de qualidade para garantir que as peças projetadas estão de acordo com o que foi planejado anteriormente. Em seguida, o projeto é entregue ao cliente.

No fim, percebemos que desenvolver um projeto em impressão 3D não é tão complexo assim, não é mesmo? O que antes era algo inimaginado hoje já é uma realidade que tem otimizado processos de produção e ajudado as empresas a reduzir custos.

 

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top