+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Como a impressão 3D pode reduzir seus custos de produção?

Utilizar a impressão 3D é uma forma muito eficaz de reduzir custos com prototipagem e com a produção também. Isso porque a tecnologia funciona como um recurso eficiente de otimização das operações industriais.

Se você quer saber como a impressão 3D ajuda a reduzir custos de produção continue lendo este artigo!

1.        Reduzindo investimento em ferramentas

Além de reduzir o preço da peça individual, é possível também utilizar a impressão 3D para reduzir custos em todo o processo de fabricação. Ela pode ser uma maneira de repensar todo o processo de produção e permitir uma melhora na cadeia de suprimentos.

Com a impressão 3D economiza-se dinheiro no processo de manufatura reduzindo custos com ferramentas. Entenda na prática: é possível criar mecanismos na própria peça tridimensional com o intuito de diminuir a necessidade de ferramentas durante o processo de produção. Outra alternativa é criar peças que não necessitem de um pós-processamento.

2.        Acelerando o processo de desenvolvimento dos produtos

Quando se trata de criar projetos de prototipagem com preço reduzido a impressão 3D é quem fica responsável por isso.

Nos métodos convencionais de fabricação, com moldes de injeção é necessário criá-lo antes de fabricar o produto. Este processo é caro e costuma levar bastante tempo. Além do que, se der algo errado, você perde o molde e teria que começar tudo do zero, o que geraria custos ainda maiores.

Entretanto, quando a impressão 3D é utilizada basta preparar o arquivo 3D em algum software de modelagem, assim, é possível modificar o arquivo quantas vezes forem necessárias.

Este recurso é um verdadeiro trunfo para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos, economizando assim, tempo e dinheiro.

3.        Otimização do design da impressão 3D para reduzir custos

Se você pretende utilizar a impressão 3D para reduzir custos em processos industriais será necessário otimizar seu modelo. Otimizar o design do produto permite que você melhore sua peça impressa e reduza o custo.

Mas como? Bom, criando o modelo ideal da sua peça num software de modelagem tridimensional, você consegue elaborar um projeto ideal e utilizar somente a quantidade certa de material, evitando assim, desperdícios ou excessos.

4.        Saindo do tradicional

Os projetistas 3D utilizam muitas formas orgânicas em seus projetos. Por isso, não hesite em usar essas formas, desde que isso crie peças mais leves e mais resistentes.

Com a fabricação tradicional onde há abertura de furos em um bloco sólido aumenta-se o custo e também desperdício com material na fabricação.

No entanto, com a impressão 3D mais espaços sem preenchimento significam menos material gasto e também menos tempo de impressão.

5.        Uso de materiais mais baratos

O processo de impressão 3D oferece às empresas a possibilidade de escolher entre diversos tipos de filamentos.

Você pode reduzir custos de material optando por um material mais em conta. Mas lembre-se sempre de que a sua aplicação deve ser considerada durante a definição da matéria-prima.

Todos os materiais para impressão 3D são diferentes e possuem propriedades específicas, portanto, você terá que encontrar o melhor material que se adeque ao projeto em questão.

Por exemplo, para algumas aplicações você pode utilizar o ABS, um filamento com menor custo, já em outras o mais indicado é o PLA ou PETG, por conta de suas propriedades.

Lembre-se também que alguns moldes, acessórios e outros tipos de ferramentas não são necessárias na impressão 3D. Assim, é possível eliminar custos que não estão diretamente ligados ao preço individual da peça.

Focar somente no valor da peça impressa, em vez da funcionalidade do produto pode assustar um pouco. Mas além disso, pode fazer com que você perca grandes oportunidades de otimização nos processos de fabricação.

Por isso, com a otimização de processos, diminuição de custos com produção e todas as outras métricas que citamos com a impressão 3D, ficará mais fácil atingir os objetivos do seu projeto.

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top