+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Quarta Revolução Industrial: A impressão 3D e as economias locais

Primeiro vieram às maquinas a vapor, marcando a primeira revolução industrial. Em seguida veio a eletricidade, marcando a segunda revolução industrial. E depois veio a tecnologia da informação, revolucionando a indústria pela terceira vez. Porém, o que dizer sobre a quarta revolução industrial?

Hoje já vivemos na era da 4° revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, somos testemunhas do seu início na virada do século.

Esta teve origem com a revolução digital integrando-se a diversas tecnologias, dentre elas a impressão 3D, que vem cada vez mais integrando o mercado.

A quarta revolução industrial

Após essa virada de século damos início a quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0, marcada por inovações tecnológicas, como a revolução anterior a indústria 3.0, essa é impulsionada pelas inteligências artificiais (IA), robótica, veículos autônomos, impressão 3D, nanotecnologia…

O que torna esta revolução diferente das outras é a fusão das tecnologias e a interação entre físico, biológico e digital. O esperado é que está revolução venha a marcar mais que as revoluções anteriores, devido à essa mistura de temas.

 O que as impressoras 3D tem com tudo isso?

Todo mundo já ouviu falar que a impressão 3D é a quarta revolução industrial, se não ouviu, com certeza irá ouvir. A impressão tridimensional faz parte desse todo tecnológico que cerca esta nova revolução.

Além de fazer parte deste avanço tecnológico, ela também veio mudar a perspectiva do mercado de trabalho. Pois uma impressora 3D pode produzir diversos tipos de produtos, desde peças raras de carros, componentes mecânicos ou itens de design.

Imagine algo que ainda não existe, seja um objeto, ou um produto que queira lançar no mercado, com a assistência certa, material e a impressora tudo é possível! 

Como tudo isso afetará as economias locais?

Imagine que tudo o que você procura pode ser produzido, cada objeto ou projeto pode ser realizado ou produzido em questão de dias ou horas, simplesmente sendo impresso.

Imagine aquela peça difícil de encontrar porque o modelo do seu carro não é mais produzido, simplesmente a imprima! Não haverá mais dependência de fretes, por exemplo.

Peças e produtos únicos, customizados e personalizáveis para você e sua empresa, com todas essas tecnologias tudo se encontra à distância de um clique, ou, neste caso, uma única impressão 3D.

São os sonhos se tornando reais e cada vez mais a imaginação se tornando palpável.

Investir em impressão 3D é economicamente viável?

Este mercado vem movimentando cada vez mais a economia global, para se ter uma ideia, no ano de 2016 o mercado de impressão 3D movimentou US$ 5,1 bilhões de dólares, um crescimento de 30% em comparação a 2015.

Até 2020, a estimativa é que chegue a US$ 21 bilhões de dólares. Outro número impressionante estima que em 2016 existiam no mundo 455,7 mil impressoras 3D, e a estimativa é que em 2020 chegue a 6,7 milhões.

Acredite, algo que tem se tornado novidade já impacta a manufatura de forma surpreendente, não é a toa que a impressão 3D é um dos pilares da quarta revolução industrial.

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

4 + 11 =

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top