Impressão 3D na Publicidade Brasileira

Usar a impressão 3D na publicidade pode ser uma excelente ideia, especialmente se considerarmos que esta tecnologia nos permite inovações impossíveis até um passado recente.

Assim, se você ainda tem dúvidas de que este é algo digno de ser usado na publicidade, sugerimos que leia o artigo a seguir, onde veremos 5 benefícios de usá-la.

Impressão 3D tem alto nível de detalhamento

A confecção de protótipos por meio da impressão 3D é uma das melhores técnicas usadas pelas indústrias, e esta tem sido cada vez mais usada nos últimos 20 anos.

Porém, recentemente eles se tornaram tão reais que chegam a ser confundidos com as versões finais.

Por exemplo, no ano de 2014, a montadora Local Motors causou um grande furor no Salão da Indústria de Chicago, pois ela imprimiu em apenas 44 horas, um protótipo de seu carro exclusivo.

Foi apenas uma peça para a impressora 3D produzir o chassi e a carroceria, depois, a equipe da montadora só precisou adicionar outras partes manualmente.

A impressão 3D torna possível que as empresas consigam criar peças mais realistas, de modo que consiga aumentar a previsibilidade de erros e garantir que os produtos cheguem mais rapidamente ao mercado.

Redução de tempo, custos e materiais

Outra grande vantagem da impressão 3D diz respeito a impressão de peças mais complexas de uma única vez, tendo a quantidade exata de matéria prima que será preciso para a confecção.

Por exemplo, na indústria aeroespacial, onde as matérias primas têm um alto valor, isso implica em uma grande redução de custos, de modo que os desperdícios são evitados.

A alta precisão no design também permite que se tenha o encaixe perfeito das peças de substituição e manutenção, além de economizar tempo com ajustes e correções.

 

Uma só máquina com muitos materiais

Na manufatura tradicional, é preciso investir em diversos maquinários para operar diferentes materiais – implicando em altos custos e um grande aumento do tempo de produção.

Porém, as impressoras 3D usam tecnologias FDM, e por isso, é possível trabalhar com matérias primas variadas em um único processo, o que torna a fabricação ainda mais prática – de materiais biodegradáveis a flexíveis.

E tem mais: a tendência a curto prazo é ampliar o espectro de materiais imprimíveis em 3D.

 

Peças personalizadas e individualizadas

São poucas as coisas que chamam a atenção dos clientes como a ideia de exclusividade. A impressão 3D oferece esta possibilidade na produção de peças personalizadas uma a uma – independente da quantidade.

Em 2015, a Adidas desenvolveu uma iniciativa chamada Futurecraft. Esta ação consiste na produção de um tênis de corrida com um solado impresso em 3D, um dos pioneiros do mercado.

Isso não é demais?

 

Mobilidade na produção

Pelo tamanho do equipamento e variedade de materiais que podem ser utilizados na impressão 3D, muitas impressoras 3D podem ser instaladas em locais menores do que a das indústrias tradicionais.

Isso significa que as fábricas podem sair de grandes pólos industriais e se aproximarem geograficamente dos centros consumidores.

Um exemplo disso são aeroportos, navios e outros lugares estratégicos para produzir peças de manutenção.

A Local Motors tem exatamente essa expectativa desde 2014, pois ela tem investido na expansão de micro fábricas, tendo em vista que as impressoras podem ser instaladas em qualquer lugar.

Essa vantagem tem um grande impacto nos custos diretos de transporte, estocagem, e até mesmo mão de obra. Isso é o que vai otimizar a logística da empresa.

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil.

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