+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

A importância da Impressão 3D na Indústria

A cada dia que passa, as aplicações da impressão 3D aumentam. De acordo com dados da Wohlers Associates, esse tipo de manufatura aumentou 25% de 2013 a 2017. Ainda segundo a consultoria, até 2021, o segmento irá gerar cerca de US$ 20 bilhões em negócios.

Na indústria, é inegável a importância da prototipagem. Muitos até acreditam que a técnica irá substituir a fabricação tradicional. Porém, a impressão 3D não é uma concorrente da indústria. Na verdade, ela é uma grande aliada que pode ajudar a impulsionar esse mercado ainda mais. Confira como a impressão 3D pode ser usada na indústria!

Prototipagem de novos produtos

Prototipar produtos em desenvolvimento é muito importante. Ainda mais se isso puder ser feito de maneira rápida. Dessa forma, é possível cortar parte do processo sem perder em qualidade.

Nesse aspecto, a impressão 3D auxilia nos três tipos de prototipagem industriais:

  • Prototipagem geométrica: essa impressão é utilizada para fazer testes de encaixes, dimensões e proporções. Ela auxilia nos outros dois tipos de prototipagens;
  • Prototipagem estética: a técnica 3D é a melhor opção nesse caso, pois permite criar geometrias complexas e de alto detalhamento. A técnica ajudar você a apresentar um produto para clientes e investidores antes mesmo que seja oficialmente lançado,
  • Prototipagem funcional: nesse caso, a intenção é testar a ergonomia e a funcionalidade das peças.

Possibilidades de testes

Sabe aquele ditado que diz que a prática leva à perfeição? Na indústria, essa ideia também se aplica por meio da impressão 3D. Por ser uma solução com melhor custo-benefício, a empresa pode utilizar a técnica para testar os produtos até alcançar a solução ideal para venda.

Mesmo que falhe no começo do projeto, não tem problema. Ainda haverá tempo e recursos para criar novamente o produto até que saia como esperado. Até porque entre as grandes vantagens da impressão 3D estão sua maior agilidade no desenvolvimento e maior economia em relação às outras técnicas.

Incorporação à produção

A impressão 3D na indústria também serve para ser incorporada à produção. A empresa pode, por exemplo, utilizar a impressão para desenvolver gabaritos ou moldes que são feitos de alumínio e costumam ser caros.

No dia a dia, essas peças ajudam os funcionários a trabalharem melhor, otimizando a produtividade da equipe. Além disso, a técnica pode ser empregada ainda para a confecção de peças que são frequentemente trocadas por desgaste ou quebra.

Independentemente de qual seja o uso, o fato é que a impressão 3D está mudando a forma como todos pensam a manufatura e os processos fabris. Mais do que uma nova concorrente para o mercado, a técnica serve para inúmeras funcionalidades e é uma aliada de diversos setores.

 

Então, aproveite para conhecer mais sobre a impressão 3D. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em lhe atender!

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

7 + 11 =

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top