+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Impressão 3D pode aprimorar habilidades de alunos do ensino fundamental

Pesquisadores da Macquarie University em Sydney, Australia, realizaram um estudo revelador sobre os benefícios da impressão 3D em escolas de nível fundamental.

Ao passo que o estudo aponta que há muito ainda a ser feito para ajudar professores e alunos a integrar conhecimento e prática, os primeiros estudos apontam resultados promissores.

Makerspaces em escolas primárias

Para a realização da pesquisa, 27 professores de 3 escolas australianas realizaram curso de qualificação em impressão 3D, depois disso, deram 24 aulas sobre o tema para cerca de 500 alunos.

As opiniões e constatações do corpo diretivo foram coletadas antes, durante e depois das aulas – juntamente com o feedback dos próprios alunos.

De acordo com a análise quantitativa das pesquisas, todas as 31 sessões de impressão 3D e modelagem tiveram altos índices de participação dos alunos. Além disso, criatividade e “‘design thinking” foram as duas habilidades mais demonstradas pelos alunos no decorrer do estudo.

Outra constatação, ainda que inicialmente não prevista, foi o aumento na colaboração entre os professores e a tecnologia, incluindo a intenção de introduzir métodos pedagógicos semelhantes em outras disciplinas. “Vários professores indicaram que tornaram-se mais colaborativos, flexíveis e à vontade com a tecnologia”, dizem os autores do estudo.

Texto adaptado do original em inglês:

https://3dprintingindustry.com/news/study-shows-3d-printing-improves-design-thinking-skills-in-primary-schools-142376/

OALOO Impressão 3D em São Paulosomos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top