+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

Impressão 3D na construção civil

Apesar de seus mais de 30 anos, a impressão 3D só começou a ser utilizada na construção civil recentemente, inclusive para a impressão de um prédio inteiro! Existem as mais variadas formas de aplicação dessa tecnologia na construção civil, desde a fabricação de partes da construção como a construção do todo.

Imagine uma impressora 3D construindo toda a sua casa, realizando a impressão das paredes e estruturas do exato modo como foi projetado, sem assimetrias ou rachaduras!

Impressão 3D e sua casa

O processo para construir uma edificação no Brasil é praticamente o mesmo, há muito tempo: necessariamente precisamos de forma, armação, cimento ou concreto para dar a forma do projeto.

Já o processo feito pela impressora se dá de uma forma diferente, é feito através de sobreposições, camada sobre camada, tudo feito de baixo para cima, para então seu projeto ser finalizado.

Na construção do projeto é similar, só que feita com proporções gigantescas, pois a impressora muitas vezes chega ao tamanho de um guindaste, os seus “cartuchos” sendo de cimento!

Mercado da impressão 3D na construção civil

Enquanto em algumas áreas a utilização da impressão 3D já seja bem avançada e popular, em outras esta ainda se encontra engatinhando, como é o caso da construção civil.

A automatização da impressão 3D na construção de casas

Uma tendência da impressão tridimensional que veio para permanecer é a automatização da construção. A impressão de peças para a construção é feita através de um reposicionamento robótico da impressora.

Como uma parte do processo é feito inteiramente por computadores, essa parte foi automatizada, não sendo mais necessária a utilização de mão de obra. O posicionamento, acabamento, colocação de peças pré-fabricadas são realizados por programações feitas a distância.

O processo de construção é feito pelas impressoras e totalmente automatizado, evitando assim erros de interpretação do projeto, deixando a construção mais segura, evitando atrasos na obra e desperdícios de matéria prima, o que gera uma maior economia.

Uma maior eficiência

Enquanto há diversas etapas feitas para a construção de um prédio, por exemplo, dentro dessas etapas está a interrupção para troca de um material por outro, de peças ou insumos usados pelos trabalhadores.

Na construção automatizada feita pela impressão tridimensional, ou seja, a impressão 3D essa interrupção citada acima não seria necessária, já que a impressora pode alternar entre um material e outro enquanto constrói uma parede por exemplo.

Além disso, as canalizações e linhas de energia já poderiamm ser incorporadas a construção enquanto está esta ativa, evitando assim mais etapas e tornando a obra mais rápida e rentável.

Construção sustentável

A utilização da impressora 3D na construção civil torna possível a redução da quantidade de resíduos gerados uma vez que o processo utiliza todo o material produzido.

A tecnologia de impressão 3D na construção de casa e prédios, na construção civil em geral, veio para ficar, na china já foi construído um prédio de 5 andares com uma única impressora.

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

2 + 14 =

OALOO Impressão 3D em São Paulo – somos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top