+55 11 3042 4488 contato@oaloo.com.br

5 benefícios da prototipagem 3D

Utilizada em diversos setores, a prototipagem 3D é uma das atividades que mais se beneficiou com o avanço da impressão 3D na indústria.

Em alguns processos tradicionais, como a usinagem de peças, houve a possibilidade de substitui-los integralmente por processos de impressão em 3D.

Por consequência, essa alternativa trouxe para as empresas mais economia, redução de custos com protótipos e mais agilidade na finalização dos produtos. E, por isso, personalização e velocidade são as palavras associadas à prototipagem 3D.

Listamos abaixo 5 benefícios que a tecnologia pode gerar para uma empresa. Confira:

Prototipagem 3D

Fabricar produtos em formatos tradicionais é, além de demorado, um processo que costuma ser caro, especialmente para produzir apenas uma unidade, como em um protótipo.

Além disso, de nada adiantaria investir tempo e dinheiro em um produto, para no dia seguinte descobrir que o modelo já está ultrapassado e que algum pesquisador em algum lugar do mundo encontrou uma forma melhor de fazê-lo.

A impressão 3D vem então como um formato alternativo para o processo de idealização e prototipagem de um produto.

Com ela é possível criar um ciclo de prototipagem dinâmica onde alterações podem ser realizadas em um curto espaço de tempo.

Comparado aos processos tradicionais a prototipagem 3D torna o processo mais dinâmico, possibilitando mais interações e modificações, além de ser mais barato para pequenas quantidades.

Modelos de projetos

Com o objetivo de antecipar a imagem do que será projetado, a prototipagem 3D impacta diretamente na expectativa de como ficará o produto ou projeto em questão.

Por meio de softwares, com a visualização 3D é possível ter uma perspectiva real do que será feito, garantindo assim que o resultado final esteja alinhado às expectativas do cliente, evitando assim futuras alterações e gastos.

E agora com a impressão 3D essa projeção pode ir além, é possível materializar a visualização, fazendo maquetes impressas que seguem à risca o que foi modelado.

Enquanto nos modelos tradicionais de maquetes eram necessárias semanas para concluí-las, com a prototipagem 3D em poucas horas ou dias a visualização 3D está impressa.

A prototipagem 3D trouxe uma verdadeira revolução especialmente para áreas como engenharia, arquitetura, design e moda.

Desenvolvimento de peças e equipamentos personalizados

A prototipagem 3D também permite às empresas criar peças e equipamentos totalmente personalizados e exclusivos. Utilizando isso como benefício para lançar novos produtos e equipamentos.

Ou mesmo, suponhamos que haja uma peça ou produto a qual uma parte se quebrou ou não encaixa mais. Com a prototipagem e a impressão 3D é possível imprimir essa tal parte do produto, conseguindo assim, repor a peça necessária que faltava.

Uma única máquina e muitos materiais

Conforme já citado, a tecnologia está totalmente ligada à economia e agilidade nos processos industriais. Na manufatura tradicional, muitas vezes é necessário investir em diversos maquinários para operar materiais. O que implica em altos custos e muito tempo de produção.

Com as impressoras 3D que utilizam tecnologias FDM, é possível em apenas um único processo trabalhar com diversos materiais, tornando a produção muito mais rápida e prática.

Com essa tecnologia, os materiais podem ser ainda coloridos na própria bandeja, exigindo cada vez menos a intercessão de procedimentos manuais.

Redução de tempo e materiais

A possibilidade de imprimir diversas peças complexas de uma vez só, com a quantidade exata de matéria-prima necessária para a confecção é uma das maiores vantagens da prototipagem 3D.

Nas indústrias de aço, por exemplo, onde as matérias-primas são mais caras, a tecnologia pode resultar numa considerável redução de custos, evitando assim desperdícios ou excessos.

Além do mais, a alta precisão do design, permite o molde perfeito de peças de substituição e manutenção, economizando tempo com possíveis ajustes e correções.

Portanto, a prototipagem 3D é uma tecnologia que pode ser aliada das empresas e indústrias, trazendo economia de tempo, custo e materiais.

Essas são apenas algumas vantagens da prototipagem 3D. A previsão mais otimista é que, nos próximos anos, a tecnologia revolucione toda a lógica industrial, substituindo as grandes cadeias produtivas das fábricas por processos mais rápidos, eficientes e mais baratos.

Vamos dar vida ao seu projeto?

Solicite seu orçamento agora mesmo.

7 + 5 =

OALOO Impressão 3D em São Paulosomos referência em impressão 3D no Brasil. Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email CONTATO@OALOO.COM.BR ou pelo telefone (11) 3042 4488

Top